A prática dos recursos em família e sucessões e o CPC 2015

O curso alia teoria e prática, analisando o sistema recursal atual, enfatizando que o diálogo iniciado em primeira instância deve continuar nas instâncias superiores, bem como destacando, igualmente, a importância do advogado na construção democrática do processo, reafirmando os atuais compromissos do Direito Processual Civil com a observância do devido processo legal.

Permitir o domínio das técnicas recursais pelo advogado, em consonância com

o atual Código de Processo Civil.

O curso se destina aos graduados em Direito interessados em atuar ou que já

atuem profissionalmente, bem como aos estudiosos da temática, incluindo os

acadêmicos e também profissionais de outras áreas.

Coordenador do Curso

Newton Teixeira Carvalho:Especialista em Direito de Empresa pela Fundação Dom Cabral. Mestre em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Consultor, Palestrante e Membro do IBDFAM/MG. Professor de Direito de Família da Escola Superior Dom Helder Câmara. Coautor de diversos livros e artigos na área de direito ambiental, família e processual civil.

Professores

Alexandre Gustavo Melo Franco de Moraes Bahia:Mestre e Doutor pela UFMG. Prof. Adjunto na UFOP e IBMEC-BH. Bolsista de Produtividade do CNPq. Coordenador do Programa de Mestrado em Direito da UFOP.

 

Dierle Nunes:Advogado. Membro da Comissão de Juristas que assessorou na elaboração do Novo Código de Processo Civil na Câmara dos Deputados. Doutor em direito processual (PUC-MG/Università degli Studi di Roma “La Sapienza”). Mestre em direito processual (PUC-MG). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito (mestrado e doutorado) na PUC-MINAS. Professor adjunto na PUC-MINAS e na UFMG. Secretário Adjunto do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Membro fundador da Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional. Membro da International Association of procedural Law e Instituto Panamericano de Derecho Procesal. Diretor do Departamento de Direito Processual Civil do Instituto dos Advogados de Minas Gerais.

 

Luiz Fernando Valladão Nogueira:Advogado, Procurador do Município de Belo Horizonte, Diretor Adjunto do Depto de Direito de Família do IAMG, Membro do IBDFAM, Professor Universitário e Coordenador da Pós-graduação em Processo Civil da Faculdade Arnaldo Janssen, Autor de diversas obras jurídicas, dentre elas “Recurso Especial” (ed. Del Rey) e “Recursos e Procedimentos nos Tribunaisno Novo CPC”, Coautor em diversas obras conjuntas, dentre elas Advocacia nos Tribunais – Homenagem a Aristóteles Atheniense (coordenadoras Maria Fernanda Pires de Carvalho Pereira e Raquel Dias da Silveira).

6,5 Horas/aula.

Aula 1 – Teoria Geral dos Recursos – 70 minutos/aula

Aula 2 – Os Precedentes e sua Vinculação com os Recursos Extraordinários –  88 minutos/aula

Aula 3 – Recursos e Procedimentos nos Tribunais – 84 minutos/aula

Aula 4 – Recursos Ordinários – 78 minutos/aula

Aula 01

Teoria Geral dos Recursos

Professor(a): Alexandre Gustavo Melo Franco de Moraes Bahia

Aula 02

Os Precedentes e Sua Vinculação Com os Recursos Extraordinários

Professor(a): Dierle Nunes

Aula 03

Recursos e Procedimentos nos Tribunais

Professor(a): Luiz Fernando Valladão Nogueira

Aula 04

Recursos Ordinários

Professor(a): Newton Teixeira Carvalho

IBDFAM

Rua Tenente Brito Melo, 1215 8º andar, Belo Horizonte – MG

   

IBDFAM 2017